Angela Merkel já tinha assegurado que pequenas poupanças estão seguras
O governo alemão vai dar uma garantia ilimitada do Estado a todos os depósitos de poupanças de particulares, anunciou este domingo o porta-voz do Ministério das Finanças, Torsten Albig, citado pela «Lusa».
A chanceler Angela Merkel tinha já afirmado, pouco antes, durante uma conferência de imprensa, que as pequenas poupanças estavam «seguras», tentando evitar qualquer movimento de pânico da população.
«Dizemos a quem tem poupanças que os seus depósitos estão seguros. O governo dá-lhes garantia», declarou Angela Merkel.
Até agora, a garantia do Estado elevava-se a um máximo de 20 mil euros para as poupanças de privados, mas Torsten Albig precisou que aquela seria ilimitada.
Na semana passada, o governo irlandês também anunciou uma garantia ilimitada sobre os depósitos nos bancos irlandeses, o que levou o governo britânico a aumentar a sua garantia de 35 mil para 50 mil libras (cerca de 63 mil euros).
Também as autoridades norte-americanas se preparam para subir a garantia bancária estatal sobre os depósitos bancários de 100 mil para 250 mil dólares, uma das medidas previstas no Plano Paulson, aprovado sexta-feira pelo Congresso.
0 comentários:
Enviar um comentário