BCE corta taxas de juro em 50 pontos-base

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Os maiores bancos centrais do mundo anunciaram hoje um forte corte de todas as suas taxas de juro, tendo o Banco Central Europeu reduzido a Refi dos 4,25% para os 3,75%, naquela que é uma medida sem precedentes para tentar aliviar os efeitos económicos da crise financeira.
Pedro Duarte

Deste modo, enquanto a principal taxa de refinanciamento do BCE, a Refi, passou para os 3,75%, a taxa marginal para os 4,75% e a de facilidade de depósito recuou para os 2,75%.

Em conjunto com o Banco Central Europeu, a Reserva Federal dos Estados Unidos baixou a sua taxa de juro de referência dos 2,0% para os 1,5%.

Também o Banco de Inglaterra, o Banco da China, o Banco Central do Canadá, o Banco Nacional da Suíça e o Banco Central da Suécia anunciaram hoje reduções das suas respectivas taxas de juro.

Assim, a taxa de referência britânica recuou para os 4,5%, a taxa canadiana passou para os 2,5%, a da Suíça recuou para os 2,5% e a da Suécia para os 4,25%. A taxa de referência chinesa caiu em 0,27 pontos percentuais para os 6,93%.

"A recente intensificação da crise financeira aumentou os riscos negativos para o crescimento, e em consequência diminuiu ainda mais os riscos para a estabilidade dos preços (...). Algum alívio das condições monetárias é por isso necessária", dizem os bancos centrais num comunicado conjunto.

Earn Commission

0 comentários: