Operadores explicam tendência com informação colocada à disposição
Os clientes de telemóveis fizeram poucas perguntas aos operadores quando estes passaram a incluir tarifários que cobram as chamadas ao segundo depois de um breve período inicial, em Junho.
A Agência Financeira contactou a TMN, a Vodafone e a Optimus sobre o assunto, sendo que os dois maiores operadores justificaram esta tendência com a informação que foi posta atempadamente à disposição dos clientes. Já a Optimus optou por não responder.
«Não houve queixas, mas sim pedidos de esclarecimento pontuais desde que entraram em vigor os novos tarifários», disse fonte da TMN à AF.
Já o director da unidade de negócios particulares da Vodafone, Mário Vaz, sublinhou que o número de dúvidas e reclamações de clientes foi em «número muito reduzido» porque a empresa «disponibilizou toda a informação sobre estes planos de preços numa grande quantidade de suportes físicos e informáticos de fácil acesso pelos clientes».
Consumidores avisados em Maio
As operadoras informaram em Maio os seus clientes das mudanças nas comunicações de voz, enquadrando a medida na sequência da determinação da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
No caso da TMN, que aproveitou essa altura para avançar que iria também fazer reflectir a descida do IVA para os 20 por cento nos seus serviços (tal como as empresas concorrentes) a partir de 1 de Julho, a explicação para os novos modelos de tarifário foi enquadrada como resultado «de uma criteriosa análise ao perfil de consumo dos seus clientes».
A Vodafone seguiu o mesmo modelo de divulgação: «Durante o mês de Maio de 2008, a Vodafone enviou um SMS aos seus clientes que, para além de informar a existência destes novos tarifários, indicava também um número gratuito que permitia aos clientes conhecerem mais detalhes sobre estes novos tarifários ao segundo», acrescentou à AF Mário Vaz.
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