George W. Bush esteve em contactos durante todo o dia
A Casa Branca está esta quarta-feira a realizar os últimos e intensos esforços para fazer aprovar o plano de salvamento do sistema financeiro, quer a nível público, quer privado, admitiu o porta-voz da presidência americana, Tony Fratto.
Segundo Tony Fratto, citado pela agência «Lusa», a Casa Branca está a realizar «intenso lobby» para fazer aprovar a Lei para a Estabilidade Económica de Emergência, o nome oficial do «Plano Paulson».
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, almoçou esta quarta-feira com o secretário norte-americano do Tesouro, Henry Paulson, e com o presidente da Reserva Federal, Ben Bernanke, para actualizar e redesenhar uma estratégia que garanta a aprovação do plano, disse o porta-voz da casa Branca.
Tony Fratto afirmou ainda que George Bush estava a fazer vários telefonemas para os senadores indecisos e para os que se opõem ao plano, para tentar assegurar o seu voto positivo.
O presidente prepara-se ainda para fazer o mesmo com os membros da Câmara de Representantes, que chumbou na segunda-feira o plano, surpreendendo os mercados de todo o mundo.
O «Plano Paulson», como é conhecida Lei para a Estabilidade, prevê que o governo pode recorrer a 700 mil milhões de dólares (cerca de 479 mil milhões de euros) para comprar os activos de maior risco detidos pelas instituições financeiras dos Estados Unidos.
0 comentários:
Enviar um comentário