Imposto Único de Circulação sofre agravamento de 12,8%
Os veículos ligeiros de passageiros a gasóleo vão custar mais 600 euros em 2009. O alerta é feito pela Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (Anecra) e que culpa o fim do benefício fiscal para carros que emitem menos de 0,005 gramas/quilómetros por esta subida.
«Todos os carros que emitam mais de 0,005 gramas/quilómetros passam a ter um ónus dos mesmos 600 euros (500 euros mais IVA)», revela a entidade em comunicado.
O que é certo é que estas penalizações não ficam por aqui. De acordo com a Anecra, os veículos a diesel aumentam todos cerca de 21,34%. «Os que menos aumentam, crescem em impostos (ISV mais IVA)», acusa.
Veículos a gasolina menos penalizados
Os que sofrem menos aumentos são, de acordo com a associação liderada por António Ferreira Nunes, os veículos a gasolina que registam uma subida média de 6,74%.
Também o Imposto Único de Circulação (IUC) sofre agravamentos na ordem dos 12,8%.
Um aumento que, segundo a Anecra, «pode estar ferida de inconstitucionalidade». A explicação é simples: «as Finanças querem onerar também aqueles carros que, vendidos em 2008, não era expectável que aumentassem mais do que a inflação esperada, pois já pagaram um determinado ISV que acrescido do IUC de 2008, perfaz o antigo IA, reformado», conclui.
Patrocinado por:
0 comentários:
Enviar um comentário