Euro recua apesar de medidas europeias para «salvar» banca

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Governo do Reino Unido disponibiliza linha de crédito de 260 mil milhões de euros

A moeda única europeia está a desvalorizar face ao dólar, apesar das medidas levadas a cabo um pouco por todo o mundo para fazer face à crise financeira.

O Governo do Reino Unido anunciou esta quarta-feira que vai lançar um plano de apoio ao sistema bancário, que passa pela disponibilização de uma linha de crédito de 200 mil milhões de libras (260 mil milhões de euros).

Para além desta linha de crédito, o plano prevê ainda uma injecção de capital em vários bancos, injecção essa que pode ir até aos 50 mil milhões de libras (65 mil milhões de euros). A medida representa, na prática, uma nacionalização parcial.

Por outro lado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) garantiu que o Banco Central Europeu tem margem para baixar as taxas de juro.

Recorde-se que, o presidente do BCE, Jean Claude Trichet, admitiu a existência de um enfraquecimento da actividade económica na Zona Euro e de uma elevada incerteza. Por isso, garantiu que vai analisar juntamente com os restantes governadores a possibilidade de baixar as taxas de juro em breve.

O euro perde 0,10% para os 1,3607 dólares.

Earn Commission

0 comentários: